
Foi sancionada, com 34 vetos, a Lei nº 14.701/23, que trata do reconhecimento, demarcação, uso e gestão de terras indígenas.
Um dos principais trechos vetados é justamente sobre o chamado “marco temporal indígena”, ou seja, a tese de que os povos originários só teriam direito às terras que já ocupavam ou reivindicavam em 05 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.
Em 27/09/23 o STF já havia decidido, com repercussão geral (RE 1017365), rejeitar a tese do marco temporal indígena.
Foi vetada pelo Presidente também a possibilidade de ampliação das indenizações às ocupações de boa-fé, no intuito de desincentivar a ocupação das terras indígenas e a oneração da União com indenizações.
Também foi vetado o trecho que impedia a ampliação das terras indígenas já demarcadas, bem como a permissão à instalação de bases, unidades e postos militares e demais intervenções militares, independentemente de consulta às comunidades indígenas ou à Funai.
Outro dispositivo rejeitado dizia respeito à possibilidade de exploração econômica das terras indígenas, inclusive em cooperação ou com contratação de não-indígenas.
Nessa mesma frente, o Presidente vetou dispositivo que permitia ao poder público a instalação de equipamentos, redes de comunicação, estradas e vias de transporte, além das construções necessárias à prestação de serviços públicos, especialmente os de saúde e educação.
Um dos poucos trechos não vetados diz respeito a disposições gerais e definições dos princípios orientadores da lei, as classificações de modalidades de terra indígena para reconhecimento da demarcação e os princípios norteadores dos processos administrativos.
O Congresso Nacional ainda pode derrubar os vetos presidenciais, em votação por maioria absoluta dos votos dos deputados (257 votos) e dos senadores (41 votos).
(i) ao menos USD 1.000.000,00, ou seu equivalente em outras moedas, deverão fornecer declaração anual de capitais brasileiros no exterior entre até 05 de abril de 2024; e […]
Leia maisComemoramos 5 anos de atuação de sucesso e grandes resultados alcançados para nossos clientes. Agradecemos a confiança e parceria dos clientes e colaboradores e permanecemos […]
Leia maisRua Funchal, 263 – Bloco 01 – Conj. 122
Vila Olímpia | 04551-060
São Paulo | SP | Brasil