News

MP 892/19 – Publicações de Atos Societários: Fim dos Jornais?

07.08.2019

INFORME JURÍDICO SOCIETÁRIO: Confira abaixo nosso artigo sobre a MP 892/19 e seus impactos nas publicações obrigatórias das sociedades anônimas. Com a futura entrada em vigor da MP, as publicações passarão a ser feitas exclusivamente na internet.

Informamos aos clientes que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 06.08.19, a Medida Provisória n° 892/19, que alterou a Lei n° 6.404/76 (“Lei das S.A.”), notadamente o artigo 289 da referida Lei. A alteração determina que as publicações obrigatórias previstas na Lei da S.A. deverão ser feitas nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) e da “entidade administradora do mercado em que os valores mobiliários da companhia estiverem admitidas à negociação.

A MP determinou também que as companhias disponibilizarão as publicações ordenadas na Lei das S.A. em seu sítio eletrônico. As publicações deverão ter certificação digital de autenticidade.

Assim, após a entrada em vigor da MP (que depende de atos da CVM e o Ministério da Economia), passam a ser publicados apenas na internet os documentos exigidos pela Lei das S.A. A medida será aplicável a documentos tais como: convocações de assembleias, avisos aos acionistas, relatórios de administração, atas de assembleias e demonstrações financeiras, dentre outros.

Previamente à mudança, a lei exigia que os documentos fossem publicados na imprensa oficial (Diário Oficial do Estado) e em jornal de grande circulação, o que impunha altos custos às sociedades anônimas, medida também considerada arcaica e ultrapassada, ao gerar altos custos para as empresas, sem efeito prático positivo algum para a Sociedade.

A CVM regulamentará as publicações sob sua competência, aplicáveis às companhias abertas. O Ministério da Economia, por sua vez, disciplinará a forma de publicação e divulgação dos atos relativos às companhias fechadas.

A MP produzirá efeitos no primeiro dia do mês seguinte à data de publicação dos atos do Ministério da Economia e da CVM que regulamentarem suas disposições.

A modernização dos procedimentos de disponibilização e publicidade de informações das sociedades há muito era esperada e necessária. Entretanto, essa MP traz dúvidas e ambiguidade devido à sua redação no mínimo precária e com isso deverá ser objeto de fortes críticas.

por Karina Lengler e Marcos Kleine

Veja também

Possibility of Foreclosure of Spouse’s Assets

11.08.2023

The 3rd Panel of the Brazilian Superior Court of Justice (STJ) decided, in the judgment of Resp 1.830.735, that it is possible to judicially constrict […]

Read more

Medida Provisória 1.184/23

28.09.2023

No final de agosto de 2023, foi publicada a Medida Provisória 1.184/23, que altera o regime tributário dos quotistas dos chamados fundos exclusivos ou fechados. Os […]

Read more

LENGLER law assessorou GIUSTI Comunicação na sua venda para FSB Comunicação

28.02.2021

“O Grupo FSB anunciou um acordo para comprar o controle da Giusti Comunicação, em mais uma transação da maior agência de PR do País para […]

Read more

Sign up to receive our publications

    Contact

    Rua Funchal, 263 – Bloco 01 – Conj. 122
    Vila Olímpia | 04551-060
    São Paulo | SP | Brazil

    contato@lenglerlaw.com